top of page

Black Friday no Facebook: a sexta-feira do varejo pode durar mais para o seu negócio

  • Foto do escritor: CrieMais Itaqui
    CrieMais Itaqui
  • 18 de nov. de 2016
  • 2 min de leitura

O maior desafio para o mercado de varejo sempre foi levar o consumidor à loja — seja física ou online. Hoje, no entanto, o desafio parece ainda maior, porque a jornada do consumidor mudou. Quem olha um produto em um meio pode finalizar a compra em outro. Se você encontra algo interessante no seu Feed, pode comprar o produto no aplicativo da marca ou ir à loja física. Com tantos caminhos, a descoberta começa basicamente em um mesmo meio: o celular. Pensar nesse dispositivo te ajuda a melhorar o desempenho de suas vendas antes, durante e depois da Black Friday.

O momento de compra é favorável

Somente a quinta-feira e a própria Black Friday juntas corresponderam a um faturamento total de 1,4 bilhão de reais no e-commerce, de acordo com levantamento realizado pelo E-bit. Mas como a data é uma das mais importantes para o consumidor e para as marcas, o interesse por ela não se limita à sexta-feira. Em 2015, as vendas na semana da Black Friday — que acontece sempre no final de novembro — aumentaram quase 3 vezes, comparado a semana anterior.

Além disso, houve um aumento de 5% nas compras realizadas em novembro em relação aos últimos dois anos – o que indica que as pessoas estão adiantando as compras de Natal, segundo dados da pesquisa Tendência de Eletrônicos e Black Friday da GfK. O que confirma o levantamendo Holiday Survey da IPSOS, 66% dos entrevistados afirma que o Facebook influencia as compras de Natal, enquanto 34% dizem o mesmo sobre o Instagram.

A partir disso, as lojas têm que considerar interagir com os seus potenciais consumidores e clientes onde eles estão: no Facebook (108 milhões de brasileiros ativos por mês, 99 milhões deles no celular) e no Instagram (35 milhões de contas ativas)*. E mais: elas também precisam saber o momento e a mensagem certos para alcançar o público-alvo.

A Black Friday aumenta a oportunidade de conversão. Para 2016, 99% das pessoas pretendem aproveitar o evento, mas 75% delas afirmam que só comprarão algo se encontrarem boas promoções, segundo a pesquisa realizada pela plataforma que compara preços Zoom. "Não é só uma questão de preço, é um momento de consumo, já que a conversa entre as pessoas está relacionada a produtos e serviços", afirma Claudia Bindo, diretora de novos negócios da consultoria empresarial GfK.

Mobile move vendas

No ano passado, a data teve 44 milhões de interações no Facebook, sendo que 83% do conteúdo foi feito em dispositivos móveis, de acordo com dados internos do Facebook de dezembro de 2015. A pesquisa da IPSOS ainda aponta que 25% dos millennials, 21% da classe média e 15% da alta compram por meio de celulares, smartphones e tablets.

Vale ressaltar que 40% dos brasileiros já se informou sobre as compras de Natal no smartphone, de acordo com dados da IPSOS Holiday Survey.

Por: Facebook Business


 
 
 

Comentários


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

©2016 Crie Mais Marketing Digital

Criado por Rafael Marques

Siga a gente:

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon
bottom of page